“Sejamos um farol para o legislativo”, prega novo diretor do ILB/Interlegis

13/09/2023 16h16

“Sejamos um farol para o legislativo”, prega novo diretor do ILB/Interlegis

Em sua apresentação, Fernando Meneguin definiu diretrizes para que o órgão entre numa nova era de cooperação e desenvolvimento.

O auditório Antônio Carlos Magalhães, com seus 108 assentos, estava praticamente lotado na manhã desta quarta-feira (13). Colaboradores do ILB/Interlegis e outros convidados deram as boas-vindas ao novo diretor-executivo do órgão, Fernando Meneguin. Coube à diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, fazer uma descrição prévia do processo que levou à escolha de Fernando. Era preciso, segundo ela, buscar um perfil que combinasse sólida formação intelectual com o compromisso de fortalecer uma escola de governo que é referência no país. Na biografia do consultor legislativo Fernando Meneguin, a diretora-geral comemorou, como acréscimo, o fato de ele ser um colega do Senado.

Meneguin fez uma breve apresentação. Objetivo, informou à equipe diretrizes que o órgão deve seguir. Entre as principais metas está a aproximação do ILB/Interlegis do processo legislativo que acontece nas comissões e nos plenários de Senado e Câmara. Como exemplo, lembrou que a reforma tributária pode ser concluída ainda no mês de outubro: “seria bom que pudéssemos oferecer cursos práticos, que explicassem a assessores parlamentares e a gestores de outras casas as inovações nessa área”.

Inovação também é a palavra-chave na organização interna e na atuação junto a estados e municípios. O novo diretor-executivo afirmou que alguns ajustes na estrutura do órgão devem ser feitos, principalmente em automação, para modernizar seu funcionamento. Já com relação ao público externo, Fernando Meneguin quer ações regionalizadas do ILB/Interlegis, em parceria com outras escolas de governo, inclusive estreitando relações com o Poder Judiciário.

“A gente tem que manter esse contato com outras escolas de governo e ajudar os demais poderes. Temos que lembrar que os poderes são um único Estado, temos que trabalhar juntos. Vamos conversar com a ENAP, a escola de governo do Executivo, vamos conversar sobre capacitação com o Judiciário, integrando e unindo esforços e, assim, ter ganhos de escala” - justificou.

O fortalecimento da imagem, da marca ILB/Interlegis é outra prioridade. Entre outras ações, Meneguin quer mais diálogo com a clientela de dentro e de fora do Congresso, até para traduzir o melhor produto para cada cliente.

 “É preciso transformar o ILB/Interlegis em um farol para o legislativo nacional, então vamos cuidar do nosso cliente interno, o Senado, mas também contribuir para todo o legislativo nacional. Para tanto, devemos conversar com todas as assembleias, câmaras municipais, escolas de governo e usar o programa Interlegis para ajudar na capacitação dessas casas, para melhorar como um todo o legislativo nacional” – completou.

Biografia - Fernando Meneguin é antigo colaborador do ILB/Interlegis. Mestre e doutor em Economia, também é graduado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Alcançou o pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Políticas Públicas na Universidade da Califórnia. Desde 2002, é consultor legislativo do Senado na área de Economia, mas antes passou pela Receita Federal e, como auditor, atuou no Tribunal de Contas do DF. Dirigiu, ainda, a Escola de Administração Fazendária e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Como professor, o novo diretor-executivo da escola de governo do Senado leciona no Mestrado em Administração Pública do IDP/Brasília e na AMBRA University.